segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Gabarito do exercício da 3001 e 3002

Pra quem faltou e não pegou, as respostas estão aqui:

Relação entre os seres vivos: Luta pela vida

pág 08:

1. Orquídeas e árvores: inquilinismo (epifitismo). Relação ecológica na qual um organismo vive dentro ou acima de outro, sem prejudica-lo.
Microrrizas são raízes associadas a fungos: mutualismo. Relação na qual há vantagem recíproca e obrigatoriedade.
Liquens: algas e fungos: mutualismo. Relação na qual há vantagem recíproca e obrigatoriedade.

2.
a) comensalismo (+/0)
b) mutualismo (+/+)
c) parasitismo (hemiparasitismo (+/-)
d) Inquilinismo (epífitas) (+/0)
e) competição interespecífica (-/-)
f) parasitismo (+/-)
g) predatismo carnivoria (+/-)
h) predatismo herbivoria (+/-)

3.
a) O valor K representa a capacidade limite do meio (carga biótica) que é o tamanho máximo da população a qual o ambiente é capaz de suportar.
b) As duas espécies utilizam os mesmos recursos alimentares, ocupando o mesmo nicho ecológico. Quando colocadas no mesmo frasco, ocorre competição (interespecifica), sobrevivendo a espécie que melhor explora o ambiente.

pág 09

4. Ao ser introduzida no ambiente, a espécie C manteve uma relação harmônica interespecífica A, podendo ser uma protocooperação, que trouxe benefícios a ambas. A espécie C manteve uma relação desarmônica interespecífica de competição com a espécie B, podendo também ocorrer o predatismo de C em B.

5.
a) Nesse período, ocorreu um crescimento exponencial da população em consequência da abundância de alimentos e da ausência de predadores.
b) Nesse período, ocorreu uma redução acentuada do tamanho da população em consequência da degradação do ambiente causada pelo excesso de renas.

6. A: carga biótica máxima; B: potencial biótico; C: Crescimento real; D: resistência do meio.

7.
a) V b) F c) F d) V e) F

pág 10

8. B
9. B
10. A
11. D

Alterações ambientais: Ameaças à biosfera

pág: 18

1.
a) Problemas neurológicas devido ao mercúrio presente nos peixes contaminados.
b) Intoxicação, provocando o envenenamento e a morte dos animais.
c) O processo denomina-se eutrofização; a solução é o tratamento do esgoto e a despoluição da água do rio.
d) A consequência seria o assoreamento do rio.

pág 19

2.
a) Intensificação do efeito estufa - Causa: liberação de gases (CO2 e CH4) em decorrência de queima de combustíveis fósseis, queimadas, pecuária intensiva, etc. Consequência: aumento da temperatura global, derretimento de calotas polares ou alterações climáticas.
Chuva ácida - causa: poluição da atmosfera com ácidos (nítrico ou sulfúrico) decorrentes de atividade industrial, queima de combustíveis fósseis, etc. Consequência: corrosão de monumentos, contaminação do solo e danos à biodiversidade pela acidez da água.
b) Exemplo de desequilíbrio natural - eutrofização (fezes de aves migratórias). Consequências: erupção vulcânica, terremotos ou maremotos.

3.
a) A concentração de oxigênio diminui porque as manchas de petróleo impedem que a luz do Sol penetre na água. Portanto, os organismos clorofilados marinhos não realizam fotossíntese.
b) Os poluentes marinhos podem ser tóxicos às aves que podem não conseguir voar, pois ficam com as penas encharcadas de petróleo ao mergulhar no mar. Verifica-se também a redução da disponibilidade de alimentos de origem marinha.

4. Na situação A, devido ao fenômeno da eutrofização, há uma proliferação generalizada de micro-organismos, levando a uma diminuição da entrada de luz na água e da disponibilidade de oxigênio. Esse fato provoca a morte dos organismos aeróbios e a proliferação de micro-organismo aneoróbios.
Na situação B, a menor concentração da matéria orgânica aumenta a incidência da luz favorecendo a fotossíntese e aumentando o nível de oxigênio.

5.
a) O fenômeno denomina-se magnificação trófica.
b) O chumbo não é metabolizado e, por isso, não pode ser eliminado do organismo. Assim, essa substância se acumula cada vez mais nos corpos dos últimos níveis tróficos das cadeias alimentares. Outros exemplos: mercúrio, defensivos agrícolas (DDT), etc.

6. C

Pág. 20

7. D
8. E
9. B
10. V, V, V, V, V.
11. V, V, V, V, F.

Introdução ao evolucionismo: Modificações nas espécies.

Pág 28.

1. A interpretação é lamarckista, pois sugere que o animal se modifique para adaptar-se às mudanças ambientais.

2.
a) Seleção sexual (escolha do parceiro para cópula) ocorre em determinadas espécies cuja fêmea escolhe o macho com qual deverá copular, por meio da seleção de características específicas, como porte físico, agressividade, beleza, coloração, etc. A escolha da fêmea pelo macho também pode ocorrer. A seleção sexual ocorre na intenção de selecionar o indivíduo que apresente melhores características genéticas a serem transmitidas aos descendentes.
b) Os pavões com a cauda maior e mais colorida são preferidos pelas fêmeas. Entre alguns pássaros, o feitio do ninho pode selecionar o macho mais apto. Também são preferidos por suas fêmeas os leões mais agressivos, os veados com chifres maiores, etc.

3. O predador seleciona os indivíduos menos adaptados que não poderão mais se reproduzir e não deixarão seus genes para os defeitos musculares ou de visão. Sendo assim, os novos indivíduos gerados terão menor probabilidade de apresentar os defeitos.

4.
a) Segundo a Teoria da Evolução de Darwin, seria esperado que o número de indivíduos da espécie residente com o bico mais largo aumentasse, pois eles conseguiram se alimentar das sementes maiores, consequentemente, apresentariam uma chance maior de sobrevivência e de reprodução, produzindo um maior número de descendentes. Os indivíduos com bicos menores teriam menor quantidade de sementes à disposição, pois não conseguiram se alimentar das sementes maiores e muitos morreriam de fome, o que ocasionaria um menor número de descendentes. Assim, é esperado que haja um aumento no tamanho médio do bico da população de tentilhões residentes.
b) O mecanismo evolutivo envolvido envolvido é a seleção natural.
c) Com o estabelecimento da competição por alimento, os tentilhões invasores, que possuem bico maior, teriam vantagem em relação à obtenção das sementes maiores. O número de indivíduos com bico maior, da espécie nativa, tenderá a diminuir.
d) Os indivíduos de bico menor alimentar-se-ão das sementes menores disponíveis, aumentando, assim, o seu número descendentes. Assim, o tamanho médio do bico dos tentilhões residentes tenda a diminuir.

5. D

Pág. 29

6. 01, 04
7. 01
8. B
9. A
10. E

Pág. 30

11. C
12. D
13. A
14. B

Teoria sintética da evolução: Fatores e evidências do processo evolutivo.

Pág 38

1.
a) Ocorrência de um nicho disponível, falta de competidores, predadores e parasitas.
b) Ocorre o isolamento geográfico, que, provavelmente, levou a um isolamento reprodutivo. Isso caracteriza o processo de especiação.

2.
a) O ancestral hipotético, não alado, espalhou-se pela Terra numa épca em que o ambiente era formado por uma única massa continental (Pangeia); com a deriva continental (separação dos continentes), os diferentes grupos ficaram isolados uns dos outros, originando as espécies citadas com o decorrer do tempo.
b) Especiação, que é um processo constituído das seguintes fases: isolamento geográfico; mutações e seleção natual; e isolamento reprodutivo.

Pág 39

3. X: mutação; Y: recombinação; e Z: seleção natural.

4. AS mutações são as causas das mudanças genéticas que ocorrem com os seres vivos. Já a seleção natural atua na variação, ou seja, aquele indivíduo que possui uma variação favorável é selecionado pelo ambiente. Portanto, a seleção natural altera a frequência dos genes, reduzindo a variação.

5. A mutação em M melhora a sua relação com as exigências do meio, tornando o indivíduo mais apto à sobrevivência nesse tipo de ambiente.

6. B
7. A
8. D
9. A

Pág 40

10. A
11. D
12. D
13. 02, 08.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Exercício de revisão 2ºe 3º fase - noite (IPM)

2º Fase

Do que se trata a taxonomia: Trata da classificação dos seres vivos, procurando tornar mais fácil a sua compreensão e manipulação

Quem foi o responsável pela regra da nomenclatura zoológica? Lineu

Segundo a classificação de Withaker, os organismos se dividem em 5 grandes reinos, quais são eles? Reino monera, reino protista, reino fungi, reino plantae e reino animalia.

Reune plantas, seres eucarioticos, com nutrição heterotrófica, que podem ser unicelulares ou multicelulares: reino fungi

Quais são as 7 unidades básicas de classificação? Reino, fila,classe, ordem, família, gênero e espécie.
Cite alguma das regras conhecidas na taxonomia:
1 – Todo nome científico deve ser latino ou latinizado.
Carl Linné:Carolous Linnaeus.
2 - Todo animal deve ser descrito pela nomenclatura binomial.
3 - O gênero designado por um substantivo, o qual deve ser escrito com inicial maiúscula. A espécie é geralmente designada
por um adjetivo e deve ter a letra inicial minúscula.
4 - Entre o gênero e a espécie, o animal pode ter um terceiro nome, o subgênero, escrito com inicial maiúscula e entre parênteses.
Ex:Aedes (Stegomya) aegyptiou seja Gênero (Subgênero) espécie
5 - Deve ser usada a grafia itálica ou sublinhada quando escrito manualmente.
Ex: Cão doméstico: Canis familiaris ou Canis familiaris
Lobo:Canis lupus ou Canis lupus

Descreva:

Reino monera: organismos unicelulares, procariontes, autótrofos (quimiosintetizantes ou fotossintetizantes) ou heterótrofos

Reino protista: organismos unicelulares, eucariontes, autótrofos ou heterotrofos

Reino Fungi: organismos uni ou pluricelulares, eucariontes e heterótrofos.

Reino plantae: organismos em sua maioria, pluricelulares, eucariontes e autótrofos fotossintetizantes.

Reino Animalia: organismos pluricelulares, heterótrofos.

Dê exemple de:

Monera: bactérias e cianobactérias
Protistas: protozoários e as algas
Fungi: fungos
Plantae: plantas
Animalia: os animais

O homem e o gorila pertencem à mesma ordem. São primatas. Pertencem também, obrigatoriamente: ao mesmo reino e à mesma espécie

3º Fase
Como é constituído o sistema respiratório? Pelas fossas nasais, boca, faringe, laringe, traquéia, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos pulmonares, os três últimos localizados nos pulmões ou pelas vias respiratórias e pelos pulmões

Como se chama o movimento de entrada e saída de ar no organismo? Respiração

O movimento de entrada de ar no organismo chama-se: inspiração e o movimento de saída de ar do organismo chama-se: expiração

Explique como ocorre a respiração: Na inspiração, o ar entra nas fossas nasais e percorre as vias respiratórias, chegando aos pulmões. Aqui, o oxigénio do ar inspirado passa para o sangue. Por sua vez, o sangue deixa, nos pulmões, o dióxido de carbono e o vapor de água que trazia, os quais serão expulsos do organismo pelas vias respiratórias, na expiração

Como é constituido cada nucleotídeo? de um grupo de fosfato, ligado a uma pentose (monossacarídeo com cinco carbonos), que se encontra unida a uma base nitrogenada

Quais são os tipos de bases nitrogenadas: Adenina, guanina, citosina, timina (exclusiva do DNA) e uracila (exclusiva do RNA).

Como se chama a ligação que ocorre entre as bases nitrogenadas? Ponte de hidrogênio

O que é nutrição? é o meio pelo qual os sistemas vivos podem continuamente se reabastecer dos seus combustíveis (alimentos). Os alimentos proporcionam ao organismo a energia necessária para a execução de suas atividades

Quais são os tipos de:
Processos Físicos: Mastigação, deglutição e peristaltismo
Processos Químicos:Insalivação, quimificação
Qual a finalidade do sistema digestório? tem como finalidade capturar, transportar e digerir os alimentos, para depois absorver os nutrientes necessários

O sistema digestivo compreende duas partes:
Tubo digestivo ---> boca, faringe, esôfago, estômago e intestinos (delgado e grosso)
Glândulas Anexas ----> Glândulas salivares, fígado e pâncreas
Que órgão apresenta uma estrutura comum ao sistema respiratório e digestivo? Faringe
O diafragma e os músculos intercostais tem participação ativa:
Na respiração

A trajetória do sangue e o transporte de substâncias através do sistema circulatório, espera-se atuação mais rápida de um medicamento no cérebro se: injetado diretamente na veia

Qual o órgão mais importante na digestão? O intestino

Onde estão localizadas as pregas vocais? Na laringe

Qual a maior glândula do corpo humano? O fígado
Quais as funções do fígado? produção da bile (líquido amargo que contém bilirrubina),formação do glicogênio, produção de células sangüíneas,desintoxicante Na parte inferior do fígado encontra-se a vesícula biliar, bolsa que serve para armazenar a bile

Como o sistema circulatório é formado? sistema circulatório é formado pelo coração (que é o órgão principal) e pelos vasos sanguíneos

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Gabarito do exercício 1003 e 1004

Pág 07
1. o individuo 5 deve ser IAi e o 6, ii.
Se ambos já perderam uma criança com eritroblastose fetal, 5 é Rh negativo (rr) e 6 é Rh positivo e de genótipo Rr, pois seu pai, o individuo 3, é Rh negativo.


2. Apenas o sangue do grupo O Rh negativo, pois ele não possui em suas hemácias nenhum aglutinogênio, nem para o sistema ABO nem para o RH. Possui, no entanto, aglutininas para ambos os sistemas.


Pág 08


3. (d), 
4.( e),
5.( e),
6.( d), 
7. (04,08,16,64),
8. (01, 04),


Pág 09


9. (c),
10. (b),
11. (e),
12. (d).


Pág 13


1. (b)
2. a. Porque os genes têm efeito aditivo no fenótipo.
b. Dois pares de genes aditivos (5-1=4 poligenes)
c. O flamingo com pernas de 140cm deve ser AaBB ou AABb. Do cruzamento de duplo-heterozigotos, espera-se obter 4/16 (1/4) de flamingos com 3 genes aditivos.


Pág 14


3.a. Estão envolvidos 3 pares de genes, pois existem sete classes fenotípicas (7-1=6 poligenes )
b. aabbcc (1m) x AaBbCc (1,75m)
4. a. o cruzamento entre dois indivíduos heterozigotos (AaBbxAaBb) implica 16 encontros gaméticos igualmente possíveis. 
Desses, apenas um produz indivíduos AABB com a pontuação máxima e somente um produz descendentes aabb com a pontuação mínima.
Assim, a probabilidade, para ambos os casos, é de 1/16.
b. Quanto ao número de genes aditivos, o cruzamento em questão produz indivíduos:


Número de genes aditivos              Pontuação no concurso
4 (AABB)                                     1 gato com 20 pontos (campeão)
3 (AABb e AaBB)                        4 gatos com 15 pontos (vice-campeões)
2 (AAbb, aaBB, AaBb)                6 gatos, com 10 pontos (intermediários)
1 (Aabb e aaBb)                           4 gatos com 5 pontos (penúltimos lugares)
0 (aabb)                                        1 gato com 0 ponto (último lugar)


Dessa forma, os vice-campeões obtiveram 15 pontos, enquanto os gatos classificados em penúltimo lugar obtiveram 5 pontos. 
c. são possíveis cinco classes fenotípicas (4 poligenes + 1 = 5)


5. A proporção deverá ser de 3 de cor púrpura para 1 de cor vermelha.
6. O fenótipo é o resultado da interação do genótipo com o ambiente. Os fatores ambientais referem-se à alimentação. nesse caso, existe uma relação dos genes aditivos das etnias europeias com a média das condições socioeconômicas brasileiras.
7. (c)
8. (b)


Pág 15.


9. (01,02,16)
10. (d)
11. (c)
12. (c)


Amo todos vocês e vou sentir saudades!!!!

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Brasileira usa protozoário da doença de Chagas em vacina contra o câncer

Pesquisa da UFMG usa 'T. cruzi' como vetor que provoca imunização.
Teste com animais trouxe bons resultados.

    O Trypanosoma cruzi, protozoário que causa a doença de Chagas, pode ser a chave para a criação de uma vacina contra o câncer, segundo um estudo publicado por uma cientista brasileira na revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, nesta segunda-feira (21). O trabalho é fruto da pesquisa de doutorado de Caroline Junqueira na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
    Para entender como pode existir uma vacina contra o câncer, é preciso compreender primeiro como o corpo tenta se defender da doença. As células cancerosas produzem uma proteína chamada "antígeno tumoral", que as demais células não produzem. Quando o sistema de defesa do corpo percebe a presença dessa proteína, gera uma resposta direcionada contra ela.
    “Um dos aspectos mais difíceis do combate ao câncer é induzir no sistema imunológico uma resposta eficiente e duradoura”, conta Ricardo Gazzinelli, coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Vacinas. Foi ele o professor que orientou a pesquisa de Caroline Junqueira na UFMG.
     As características do Trypanosoma cruzi levaram à sua adoção na pesquisa. “O que a gente sabe é que o T. cruzi produz uma resposta imune muito forte”, diz o pesquisador. “O tipo de resposta que ele induz é exatamente o mesmo que induz tumores”.
     A equipe conseguiu desenvolver uma cepa – subtipo – bem mais fraca do protozoário, que não chega a provocar doença nem infecção, mas que induz uma resposta do corpo. Além disso, os cientistas promoveram uma alteração genética no T. cruzi.
    Eles colocaram no protozoário o gene responsável pela produção de um antígeno tumoral chamado NY-ESO-1. Assim, o T. cruzitransgênico gera uma memória no sistema imunológico, que passa a destruir tumores rapidamente.
    A técnica funciona não só na teoria, mas também nos testes com camundongos. Os animais que receberam a vacina ficaram protegidos contra o melanoma, um tipo de tumor de pele.
    “Nós acreditamos que pode funcionar com outros tipos de tumores”, afirma Gazzinelli.
   Diferentes tumores produzem diferentes tipos de antígenos. Segundo o pesquisador, uma vacina polivalente que inclua cinco antígenos deve proteger contra cerca de 90% dos cânceres.
    “Isso pode dar uma luz de como se deve desenvolver uma vacina para o câncer”, conclui Gazzinelli, com a cautela que toda descoberta merece. “Se vai ou não passar para os testes em humanos ainda precisa ser discutido”.

FONTE: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/11/protozoario-que-causa-chagas-pode-ajudar-em-vacina-contra-o-cancer.html

sábado, 19 de novembro de 2011

Camarão 'ciumento' mata rivais, afirma estudo alemão

Espécie 'Lysmata amboinensis' é monogâmica, mas por causa da comida.
Comportamento dos crustáceos foi testado em aquários em experimento

    Os camarões da espécie Lysmata amboinensis são ciumentos e capazes até de matar rivais para manter um ambiente monogâmico, segundo um estudo alemão divulgado pela publicação de livre acesso "Frontiers in Zoology" (fronteiras na zoologia, em inglês).
   Com 6 centímetros de comprimento, esses animais sobrevivem se alimentando de parasitas e tecidos mortos na superfície de peixes do Mar Vermelho, entre a Ásia e o norte da África, ou em águas dos oceanos Índico e Pacífico. Essa "limpeza de pele" gratuita garante que os camarões não sejam devorados pelos "clientes". Os crustáceos também costumam viver em casal.
    Esses crustáceos nascem como machos, mas desenvolvem também órgãos reprodutores femininos durante a vida. Apesar de hermafroditas, eles não conseguem se autofertilizar e conseguem estar aptos à reprodução como fêmeas apenas durante algumas horas após a troca de pele que sofrem regularmente.



Camarão da espécie 'Lysmata amboinensis'. (Foto: Janine Wong / Divulgação)

     Durante a pesquisa com esta espécie, uma equipe da Universidade de Tübingen, na Alemanha, separou diversos camarões em grupos com 2, 3 e até 4 indivíduos. Todos eram mais ou menos do mesmo tamanho, receberam uma alimentação ilimitada e tiveram direito ao mesmo espaço para viver na água que os demais. Cada um ainda recebeu uma espécie de "dormitório" para descansarem.
    Após 42 dias, todos os aquários com mais de 2 camarões tiveram indivíduos mortos ou atacados. Os crustáceos foram mortos durante a noite, logo após terem perdido a pele velha. Este é um momento no qual esses bichos ficam mais vulneráveis.
    Para Janine Wong, um dos pesquisadores responsáveis pelo artigo, a monogamia dos camarões pode estar muito mais ligada à luta por comida do que por "preferências" sexuais. Esse padrão de comportamento é observado apenas entre os camarões que vivem em simbiose com os peixes, trabalhando como "limpadores de pele".
    No experimento, os camarões demoravam mais para mudar de pele quando estavam em grupos de 3 ou mais indivíduos. Esse atraso atrapalha a reprodução desses animais. Segundo Wong, o tamanho dos camarões está ligado diretamente com o número de ovos gerados por cada indivíduo e comunidades mais populosas diminuem as chances de um camarão produzir descendentes.


Cientistas dos EUA afirmam ter criado o metal mais leve do mundo

Material é cerca de 100 vezes mais leve que o isopor, segundo eles.
Ele pousa sobre dente-de-leão sem provocar danos.

Imagem mostra placa de metal pousada sobre dente-de-leão sem danificá-lo. Uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia em Irvine, os laboratórios HRL e o California Institute of Technology anunciaram ter desenvolvido o que seria o metal mais leve do mundo, cerca de 100 vezes mais leve que o isopor. A descoberta vai ser detalhada em estudo publicado na 'Science' nesta sexta (Foto: Reuters)

Nova estrutura metálica desenvolvida por pesquisadores da Universidade da Califórnia é tão leve que quando posta em cima da frágil dente-de-leão sem danificá-la. Ela é aproximadamente 100 vezes mais leve que o isopor, é o mais leve material do mundo, de acordo com estudo publicado no periódico científico Science.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Asteroide vai passar perto da Terra na terça-feira

    Cientistas afirmam que aproximação será uma boa oportunidade de estudo e não representa risco de impacto no planeta
    Um enorme asteroide passará perto da Terra na próxima terça-feira (8), em uma aproximação rara que não representa risco de impacto para o planeta, afirmaram esta semana cientistas dos Estados Unidos, que esperam ansiosos a oportunidade de observá-lo.
    "Não é potencialmente perigoso, é apenas uma boa oportunidade para estudar um asteroide", garantiu o astrônomo da Fundação Nacional de Ciências (NSF, na sigla em inglês), Thomas Statler.
    O asteroide circular, chamado 2005 YU55, tem 400 metros de largura e ficará mais perto da Terra do que a Lua, a 325.000 km de distância, informou a agência espacial americana.
    Segundo previsões, o horário em que o asteroide estará mais próximo da Terra será às 21h28 de terça-feira, hora de Brasília.

Imagem do asteroide 2005 YU55 captada por telescópio Arecibo, em Porto RiCco
     A aproximação será a maior de um asteroide deste tamanho em mais de 30 anos e um evento similar não voltará a ocorrer até 2028.
    No entanto, quem desejar ver o corpo celeste precisará de um telescópio. "Ele não será perceptível a olho nu. Será preciso um telescópio com lente de mais de 15 cm para vê-lo. Para tornar a observação ainda mais complicada, se moverá muito rápido no céu quando passar", disse Statler.
   "Vários radiotelescópios foram instalados na América do Norte para registrar a passagem do astro", continuou Fisher.
    "O momento momento (e local) para observá-lo serão as primeiras horas da escuridão de 8 de novembro na costa leste dos Estados Unidos", emendou.
    Os astrônomos que estudam este objeto, classificado como um asteroide de classe C, dizem que é muito escuro, cor de carvão, e bastante poroso.
    O 2005 YU55 foi descoberto em 2005 por Robert McMillan, do projeto Spacewatch, grupo de cientistas que observa o sistema solar perto de Tucson, Arizona (sudoeste).
   O objeto faz parte de um conjunto de 1.262 asteroides grandes, que giram ao redor do sol e têm mais de 150 metros de largura, que a Nasa qualifica como "potencialmente perigosos".
   "Queremos estudar estes asteroides, de forma que se algum dia formos atingidos, saibamos o que fazer com ele", disse Statler.
     A passagem mais próxima que um asteroide fará da Terra será em 2094, a uma distância de 269.000 km, segundo as previsões.

FONTE: http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/asteroide-vai-passar-perto-da-terra-na-tercafeira/n1597352610897.html