quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O que é terçol (bonitinho dos olhos) e como ele se desenvolve?

   O terçol é uma infecção nas glândulas meibomianas, as responsáveis por produzir uma substância sebácea que cria uma camada de óleo na superfície do filme lacrimal, isto ajuda a prevenir a evaporação rápida da camada normal de lágrima.
   Essa infecção não surge de uma hora para outra. Ela é causada por bactérias (estafilococos ou estreptococos) ou então apenas por obstrução dessas glândulas. Quando uma bactéria invade essas glândulas, nosso corpo responde enviando células de defesa para derrotá-las. Dessa batalha resta o pus, que enche todo o espaço da glândula formando aquela bolinha vermelha e dolorida na pálpebra. Outra coisa que pode acontecer é o excesso de sebo entupir a glândula. Aí não há infecção, mas uma inflamação que também dá origem a um pequeno cisto que chamamos de calázio.
   Jamais, fure ou esprema o terçol, sua eliminação é uma ação natural do organismo, e aquele terçol inicial acaba se tornando um ponto amarelo de pus e drena-se sozinho após dois ou três dias, seja qual for a forma como ele se desenvolveu, dispensando atendimento médico. O ideal é usar compressas quentes que atrairá mais sangue para aquela região curando mais rapidamente o inchaço. Caso não regrida, aí sim, é bom procurar ajuda médica.

O terçol é uma inflação de uma glândula do olho, provocada por bactérias ou por simples obstrução da glândula

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.