segunda-feira, 19 de março de 2012

Chimpanzés demonstram habilidade em gerenciar conflitos

Pesquisa mostra que grupos de animais contam com um "mediador" para apartar brigas

De acordo com o estudo, machos influentes ou fêmeas idosas têm papel de mediadores do grupo

   Quando dois alunos do quinto ano primário brigam no pátio da escola, talvez um professor intervenha. Constatou-se que os chimpanzés também possuem mediadores semelhantes.
    Os mediadores dos chimpanzés "com frequência são machos influentes ou fêmeas idosas", afirmou Carel P. van Schaik, primatologista da Universidade de Zurique e um dos autores do estudo publicado no periódico PLoS One. "Isso parece ser uma manifestação de preocupação com a comunidade", afirmou.
    Os chimpanzés foram observados em zoológicos da Suíça, Inglaterra e Holanda.
   Surpreendentemente, o mediador realiza muito pouco, afirmou van Schaik - ele apenas caminha entre os chimpanzés e, às vezes, para por um breve momento. Geralmente, isso basta para apartar a briga.
    O mediador dos chimpanzés parece obter muito pouco desse processo, se é que obtém algo.
   "É possível afirmar que o custo é baixo", afirmou van Schaik sobre o lado negativo de ser um mediador, "mas ele pode se cansar".
   "A moralidade deve ter evoluído gradualmente a partir de algumas origens", afirmou van Schaik. "Ela não surgiu do nada", afirmou.
   Contudo, como o comportamento interveniente é raro nos chimpanzés, será preciso tempo para compreender que tipo de conflito produz mediação.
    "Primeiramente, precisamos determinar o fenômeno", afirmou van Schaik, "e depois poderemos trabalhar para compreendê-lo".

FONTE: http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/chimpanzes-demonstram-habilidade-em-gerenciar-conflitos/n1597700035628.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.