sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

10 perguntas sobre: BRONZEAMENTO

1 – QUAL A IMPORTÂNCIA DO BRONZEAMENTO PARA O CORPO? 
O bronzeado intenso só vale para agradar a vaidade, não é sinal de saúde. Já aquele leve ar corado de quem tomou um pouco de sol é diferente, com o sol moderado o organismo a absorve a vitamina D (substância que nos ajuda a aproveitar o cálcio da comida).

2 – ALGUNS ALIMENTOS PODEM ACELERAR O BRONZEAMENTO? 
A cenoura, beterraba, mamão ou caqui dá a impressão de que se bronzeia mais depressa. Mas essas comidas não estimulam o pigmento da pele, a melanina. Na verdade, elas são ricas em um pigmento amarelo, o caroteno, que se deposita na pele.

3 – OS AUTOBRONZEADORES OFERECEM ALGUM RISCO À PELE?
Não, a menos que o indivíduo tenha alergia aos seus componentes. Mas esses cosméticos são à base de corante e eles podem deixar algumas manchas.

4 – É VERDADE QUE EXISTEM PESSOAS ALÉRGICAS AO SOL? 
Sim, é verdade. Para alguns indivíduos o sol é capaz de provocar erupções dolorosas na pele. Mas esse problema não é comum e surge em pessoas que já tem alguma doença de pele ou está tomando algum remédio.

5 – OS BRONZEADORES À BASE DE URUCUM SÃO OS MELHORES? 
De jeito nenhum! Somente a radiação solar consegue estimular a melanina, o pigmento que escurece a pele. Esses cosméticos possuem pigmentos que se depositam no corpo e enganam os olhos, conferindo o tom alaranjado. O urucum pode provocar queimaduras, pois seus componentes aumentam a ação dos raios ultravioleta.

6 – O QUE DEVO FAZER PARA EVITAR O RESSECAMENTO E TRATAR AS QUEIMADURAS? 
O calor do sol acaba ressecando a pele. Para impedir que isso ocorra, o melhor é sempre um filtro solar com creme hidratante e tomar muito líquido para repor o água perdida.

7 – O BRONZEAMENTO ARTIFICIAL LEVA AO CÂNCER DE PELE? 
Sim, se e ele for realizado com freqüência. Mas hoje em dia, as melhores câmeras de bronzeamento são aquelas que usam apenas o raio UVA. Elas são menos cancerígenas do que as de UVB.

8 – OS BLOQUEADORES E OS FILTROS SOLARES DEVEM SER USADOS MESMO EM DIAS SEM SOL?
Sim, pois os raios ultravioleta que provocam o envelhecimento precoce e o câncer de pele, não têm nenhuma dificuldade para passar pelas nuvens.

9 – COM QUAL FREQÜÊNCIA PODEMOS USAR O BRONZEAMENTO ARTIFICIAL?
A freqüência de exposição varia de pessoa para pessoa. Mas a prática é desaconselhada pela
imensa maioria dos especialistas.

10 – O BRONZEAMENTO ARTIFICIAL DEIXA A PELE ENVELHECIDA? 
Sim. E muito. Pois, é características das ondas ultravioleta A atingirem as camadas mais internas da pele, o que causa menos vermelhidão que a luz solar natural.

FONTE: http://diariodebiologia.com/2009/04/10-perguntas-sobre-bronzeamento/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.