domingo, 27 de fevereiro de 2011

2º Fase - Organografia vegetal

O corpo da maioria das plantas é dividido em duas partes principais: uma, localizada sob o solo, constituída pelas raízes, e outra, aérea, composta de caule, folhas, flores e frutos.
Raiz:
Órgão geralmente subterrâneo que fixa a planta ao solo, retira e distribui alimentos e funciona como órgão de reserva
Importância:
-Fixação da planta, absorção e distribuição alimentar
-Reserva
-Uso medicinal
Características gerais:
-Corpo não segmentado em nós e entrenós
-Sem folhas
-Geralmente subterrâneas, com exceção das raízes aéreas
-Geralmente aclorofiladas, com exceção de orquídeas e aráceas (raízes aéreas)
-Com caliptra ou coifa e com pêlos radiculares
Funções:
-Fixação da planta ao solo
-absorção da água e princípios minerais
-Condução das substâncias alimentares
-Reservas de alimentos, como a batata-doce, cenoura, etc
Partes da raiz
Caliptra ou coifa: região que reveste e protege o cone vegetativo da raiz. Tem como função proteger contra o atrito e a transpiração excessiva; protege, sobretudo, o tecido meristemático (tecido embrionário) da zona lisa
Zona de elongação ou Zona lisa: Junto ao meristema radicular localiza-se a região onde ocorre o crescimento das células recém-formadas. Trata-se da zona de distensão, elongação ou zona lisa da raiz. Tem como função promover o crescimento da raiz, que é subterminal.
Zona pilífera ou dos pêlos absorventes: Após a zona de distensão há a zona pilífera. As células epidérmicas dessa região são dotadas de projeções finas e alongadas, os pêlos absorventes por meio dos quais a raiz absorve a maior parte da água e dos sais minerais de que necessita. Função: absorção
Tipos de raiz
Raiz aérea: é a denominação genérica de qualquer raiz que cresça fora do solo ( ou da água, no caso de plantas aquáticas). Ex: plantas típicas do mangue, onde o solo é encharcado, mole e pobre em gás oxigênio
Raiz sugadora: adaptadas à extração de alimento de plantas hospedeiras, são características de plantas parasitas, como cipó-chumbo e a erva-de-passarinho.
Raiz tuberosa: são especializadas no armazenamento de reservas alimentares na forma de grão de amido. Esse tipo de raiz, presente em plantas como mandioca, a cenoura, a batata-doce etc, tem grande importância na alimentação humana.
Caule:
Órgão vegetativo, geralmente aéreo, que serve para produzir e suportar folhas, flores e frutos, para a circulação da seiva nutritiva, para armazenar reservas alimentares e, às vezes, para efetuar a propagação vegetativa.
Importância:
-Sustentação de olhas, flores, etc
-
Condução de substâncias alimentares 
-
Alimentar (reservas, açúcar, amido). Ex: batata-inglesa 
-
Industrial (borracha, corantes, resinas): lápis, móveis, gomas. 
-
Comercial: madeiras 
-
Medicinal: gengibre 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.